-
Arquitetos: sivilarkitet espen surnevik as
- Área: 950 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rasmus Norlander
Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal desafio do projeto era devolver à comunidade uma importante igreja local. Paradoxalmente, a perda trágica desta antiga igreja deu origem a um novo começo, criando o conceito principal do projeto, "ressurreição".
Juntamente com o artista Espen Dietrichson, trabalhamos lado a lado com diferentes elementos de design para manifestar esta imagem no projeto. O elemento mais importante é o trabalho com luz natural que entra por meio de diferentes aberturas simbolizando a esperança. Uma luz que desafia a escuridão após a perda trágica da antiga igreja.
O projeto é revestido de pinus por fora e compensado de bétula em seu interior. Isso representa as enormes florestas de pinheiros e bétulas que cercam o local, às quais o projeto deseja pertencer. O núcleo de pinheiro é um material natural e orgânico, que no clima norueguês recebe a pátina escura. Lentamente, ele retorna à natureza e a cada cinquenta anos o revestimento será substituído. A igreja "renascerá" para as novas gerações.
As formas do edifício são projetadas por regras geométricas estritas. A planta é quadrada e dividida por um eixo diagonal que vai desde uma pequena capela situada ao sul, até o salão principal situado ao norte.
Duas torres mostram onde os pontos litúrgicos são colocados na igreja. A torre mais alta tem 24 metros de altura e a pequena tem 12 metros de altura. Elas possuem claraboias no topo, direcionando o olhar do público ao céu. Ao mesmo tempo, as luzes excedentes permitem que a luz do dia entre nos ambientes.
Na planta de localização, a marcação da antiga igreja é reconstruída para criar um memorial. Ela é convidada à descansar entre as sepulturas no cemitério adjacente.